Independentemente de você acreditar em vidas passadas, não há como negar que nesta vida, todos nós temos muitas lições cármicas a aprender. Eles podem se relacionar com nossos relacionamentos, carreira, autoestima ou apenas aprender a deixar as coisas irem (só eu?). E você saberá que é cármico quando continua aparecendo repetidamente até que você aprenda completamente essa lição.
A astrologia de vidas passadas é uma ferramenta que podemos usar para entender melhor as lições cármicas que muitas vezes derivam de nossas vidas passadas.
O que é astrologia de vidas passadas?
“A astrologia de vidas passadas é a crença de que nosso mapa de nascimento contém informações sobre de onde viemos antes de entrar neste mundo”, diz a astróloga e taróloga Clarisse Monahan. “Aponta para quais lições e pontos fortes entramos nesta vida e também onde temos alguns aprendizados e lições para empreender.”
A astrologia védica, que está ligada ao sistema de crenças hindu que acredita na reencarnação, também faz referência a vidas passadas. “Nossos karmas acumulados de vidas passadas se manifestam nesta vida presente”, diz Kamlesh Trivedi, especialista em astrologia védica do aplicativo de astrologia Nebula. “[A astrologia védica] acredita firmemente que uma alma espera que a constelação ou estrela certa nasça na Terra.”
Como a astrologia de vidas passadas pode ajudá-lo nesta vida
Parece legal, mas como exatamente todos os insights da astrologia de vidas passadas podem nos ajudar no presente? Monahan diz que pode iluminar padrões e hábitos que não estão nos servindo, dando-nos a consciência necessária para começar a mudar essas respostas habituais.
Trivedi ecoa essa noção e acrescenta que todo karma é transferido para nossa vida atual – o bom e o ruim. Então, se fizemos coisas ou ações negativas em vidas passadas, isso se torna Rinanu-Bandhan, significando dívida de vidas passadas, que podemos retificar nesta vida. “Ao entender esse conceito, podemos fazer as mudanças necessárias em nossa vida atual para torná-la mais feliz e positiva em todas as áreas relevantes da vida”, diz ele.
Para entender suas lições cármicas, você deve primeiro examinar a energia da vida passada em seu mapa astral, principalmente observando três posicionamentos-chave. “Depois de começar a entender seus posicionamentos, você pode tentar integrá-los”, diz Monahan.
Os 3 posicionamentos do mapa astral a serem observados para lições cármicas
- 12ª casa
De acordo com os astrólogos, a 12ª casa é a casa das vidas passadas e das lições cármicas. “A 12ª casa nos permite vislumbrar reinos que existiam antes de virmos a este mundo”, diz Monahan. “Tem uma espécie de brilho existencialmente estranho para nós desenvolvermos histórias e mitos sobre de onde viemos.”
Especificamente, Monahan diz que olhar para o signo que temos na 12ª casa, e quais energias ou plantas temos na casa ou aspectando-a, pode nos ajudar a ter uma noção de nossa vida pré-natal.
“Certos planetas na 12ª casa podem indicar o quão feliz a gravidez de nossa mãe pode ter sido”, diz ela. “Os benéficos (Júpiter e Vênus) no dia 12 geralmente mostram uma gravidez muito feliz e que o bebê era muito desejado. Os maléficos (Marte e Saturno) podem mostrar algum potencial perigo/estresse com o primeiro e restrições ou encargos com o último.”
- Saturno
Na astrologia védica, o planeta Saturno é referido como “Shani”, que significa juiz. “O planeta Saturno é o juiz de nosso carma, seja passado, presente ou futuro”, diz Trivedi. “Tudo o que fazemos em nossa vida, é recompensado ou punido pelo planeta Saturno.” Isso o torna um planeta importante para examinar a astrologia de vidas passadas.
Um astrólogo profissional pode ajudá-lo a interpretar o que seu posicionamento em Saturno tem a dizer sobre suas lições cármicas. Por exemplo, Trivedi diz que se Saturno ocupa sua quinta casa (que é a casa do carma acumulado) “de forma debilitada, retrógrada ou combustível”, isso sugere que seu carma acumulado é negativo. Por sua vez, isso leva ao sofrimento na vida presente. “Esse sofrimento depende da gravidade ou negatividade da colocação do planeta.”
- Nodo sul
Em seguida, observe o posicionamento do nó sul. “[Isso] aponta para o que viemos a este mundo e podemos nos inclinar como ações e hábitos”, diz Monahan. Especificamente, observe como o nó sul interage com o restante do gráfico. Por exemplo, está tocando um planeta pessoal? Esse aspecto é útil e de apoio (trígono ou sextil), ou é um aspecto difícil (quadrado ou oposição)? Novamente, consulte um astrólogo profissional se precisar de ajuda para interpretar as informações.
“Você pode começar a construir a história em torno da vida passada, observando os planetas e os signos que estão integrados a ela”, diz Monahan sobre as colocações do nodo sul. “Algumas pessoas podem não ter aspectos importantes do nodo sul, geralmente, o que significa que não precisam lidar com muito drama nesta vida. Pessoas com muitos aspectos pesados do nodo sul podem ter problemas para superar certos hábitos ou padrões.”
A partir daí, olhe para o seu nó norte, que ilumina as coisas que devemos dominar. “O nodo norte, o eu do futuro, é uma luz orientadora que pode nos ajudar a nos concentrar na integração do nodo sul nesta vida”, diz Monahan. “Os nós norte e sul são sempre opostos um ao outro e funcionam como um remédio natural um para o outro.” Por exemplo, Monahan diz que Áries, que é oposto a Libra, ensina Libra a ser autônomo e auto-suficiente, enquanto Libra, ensina a Áries o poder da parceria e da colaboração. Seu mapa pode ser diferente, mas sem dúvida fornecerá pistas sobre sua história cármica — e as lições a serem aprendidas ao mergulhar nele.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.